O Fablab Benfica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, a Plataforma Distributed Design - co-financiada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia
e a Fab Foundation gostariam de convidar para a submissão de Produtos
e Recursos Educacionais Abertos para serem listados e promovidos através dos canais gerados pela Iniciativa Fabschools e os seus parceiros.
A CALL ESTÁ FECHADA! MUITO OBRIGADO POR TEREM PARTICIPADO!
Estamos à procura de Produtos ou Lições abertos/as à colaboração e utilização, adaptáveis a contextos locais, sustentáveis, facilitadores e motivadores de processos de aprendizagem em ambiente doméstico
Para tal, estamos a convidar designers, makers e educadores para apresentarem projetos qualquer que seja a sua fase de desenvolvimento: desde soluções testadas até conceitos. O desafio é trazer as virtudes e valores do design distribuido no apoio a todos os agentes educacionais na adaptação a estes novos cenários de uma forma util e envolvente para as crianças. A proposta deve também referir o model de fabricação e distribuição.
No âmbito desta chamada procuramos produtos ou atividades baseadas em materiais tangíveis. As propostas devem ser auto-explicativas e integrar respostas aos desafios e questões que estão na origem desta chamada. Esta chamada destina-se a produtos ou atividades pensadas para crianças até aos 12 anos e organiza-se em duas grandes categorias: :
Uma lição centrada na aprendizagem através do fazer. O output da lição deve ser um produto tangível que deve ser capaz de mobilizar mais do um conteúdos escolar;
Um produto educativo tangível e fácil de fabricar num Fablab ou no formato de um kit de montagem. O produto deve promover aprendizagem através da interação de uma forma desafiante.
A Escola e os seus muros estão a ser repensados de muitas formas. A ideia de que não deve estar constrangida a estes tem vindo a evoluir e a ganhar força. Alguns autores advogam uma abordagem ecossistemica da aprendizagem, em que a educação acontece de forma distribuída por um conjunto de contextos, locais, recursos e produtos. Repensar a Escola enquanto elemento integrante desse ecossistema é uma tarefa essencial e complexa.
Como pode a escola sair dos seus muros?
Os promotores desta call têm vindo a contribuir de formas diferentes para essa reflexão. Neste caso, a urgência do momento motivada pela crise pandémica, fez com que confluissem no sentido de associar o interesse da comunidade Maker e dos espaços colectivos que lhes estão associados - Fablabs, Makerspaces, colectivos de designers e artistas - a esta temática.
A call representa uma vontade de mapear e incentivar a criação de projectos e práticas educativas que potenciem o ambiente doméstico enquanto lugar de aprendizagem.
Nas propostas, deve ser clara esta vocação bem como os conteúdos e estratégias de integração de familias e cuidadores na dinâmica de aprendizagem.
Também deve ser claro o acesso material aos recursos ou produtos, e ao próprio ecossistema de materialização dos mesmos.
Incentivam-se assim os valores do Design Distribuído:
. O Acesso Aberto;
. A utilização de recursos locais, integrando economia circular e fomentando práticas sustentáveis;
. Uma abordagem ecossistémica que privilegia uma ligação estreita entre o potencial de fluxo de informação online, o conhecimento online e as suas aplicações tangíveis.
Serão seleccionados 10 projectos finalistas que integrarão uma exposição final itinerante.
Dois desses projectos serão escolhidos para apresentação na Distributed Design Summer School 2020.
Ambos receberão uma bolsa que inclui um plano de mentoria e residência (opcional) no Fablab Benfica. Também os custos de desenvolvimento do projecto estarão cobertos até ao valor de 700€ por projecto.
A Wikifactory atribui a ambos uma subscrição profissional gratuita.
!! (Anunciaremos mais prémios e vantagens dentro em breve) !!
Liz Whitewolf juntou-se à equipa SCOPES como Community Engagement and Project Manager. Com uma paixão por integrar tecnologias de fabricação digital de forma equitativa em escolas para alunos, professores e outras partes interessadas na educação K-12. Formada pela FAB Academy, Liz abriu um Fab Lab educacional em Pittsburgh, PA, expandindo o programa para incluir duas unidades móveis de laboratório de fabricação, além do makerpace baseado em museu. Antes de ingressar na Fundação FAB, Liz atuou como Diretora Senior de STEM Education no Carnegie Science Center e anteriormente foi professora e educadora fora do horário escolar em robótica, programação de computadores e engenharia. Atualmente, Liz está buscando seu Ed.D. em Educação STEM na Universidade de Pittsburgh e passa seu tempo livre orientando uma equipa de robótica só de meninas e servindo em vários comitês e projetos educacionais, incluindo Remake Learning Network, STEM Ecosystems, National Science Teaching Association e North American Digital Fabrication Alliance. Liz e sua família são fabricantes e passam tempo experimentando e criando projetos em seu Fab Lab localizado na garagem de sua casa em Pittsburgh.
Uma empreendedora social em série, Christina morou na Holanda, China, Argentina, Espanha, Omã, Índia e Reino Unido e é fluente em inglês e espanhol, chinês e árabe. Trabalhando na interseção da fabricação digital, inovação social e sustentabilidade, ela é cofundadora e diretora de inovação da Wikifactory, a primeira plataforma social do mundo para desenvolvimento colaborativo de produtos.
Kate é a líder de design estratégico e comunicações do Fab Lab Barcelona, onde também articula a comunidade e as comunicações da Fab City Global Initiative e é coordenadora da Plataforma de Design Distribuído, co-financiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia. Graduada em design e administração de negócios e australiana, Kate trabalhou nos setores público e privado do campo criativo na Holanda e na Austrália em campanhas relacionadas ao envolvimento da comunidade e desenvolvimento de público para melhoria social. Mestre em artes e sociedade na Universidade de Utrecht pesquisando construção narrativa, contação de histórias e ação cidadã.
Tiago Almeida é Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e Investigador Integrado do Centro de Investigação em Educação no ISPA - Instituto Universitário. Na Escola Superior de Educação, coordena a Pós-Graduação em Educação de Infância e o Departamento de Psicologia Educacional. Tiago é também Coordenador Pedagógico do FabLab Benfica, Professor Coordenador Convidado da Escola Superior de Dança de Lisboa desde 2014 e Professor Convidado na Universidade de São Paulo. Enquanto Professor do Ensino Superior, atua principalmente no Mestrado em Educação Pré-escolar e na Pós-Graduação em Educação em Creche, procurando articular os conteúdos que lecciona com a investigação. Como interesses de pesquisa, está a estudar o brincar de crianças pequenas. Está particularmente interessado em entender como a brincadeira permite que as crianças aprendam sobre si mesmas e o mundo. Para tal, procura compreender como adultos, materiais e recursos podem apoiar essa ação sem limitá-la. Juntamente com sua pesquisa sobre o brincar de crianças pequenas, está atualmente a estudar como é que os ambientes educativos podem apoiar as crianças a “devir” através de uma agência relacional construída num mundo coletivo (ou seja, interagindo com contextos, ambientes e materiais humanos e não humanos).
Mestre em Arquitectura pela Universidade de La Salle (Universitat Ramon Llull) em Espanha. Terminou a Fab Academy em 2012. A Fab Academy é um programa de formação, num semestre, liderado pelo professor Neil Gershenfeld, do Center for Bits and Atoms (CBA). É estudante de Doutoramento na Universidade Politécnica da Catalunha. Como arquiteto profissional, Santi trabalhou em várias empresas de arquitetura realizando projetos a nível internacional por mais de 10 anos. Desde 2013 faz parte da equipa Fab Lab BCN (https://fablabbcn.org), é o coordenador da Future Learning Unit (FLU), a unidade focada no desenho, implementação e coordenação de experiências ativas de aprendizagem com digital ferramentas de fabricação para a comunidade. FLU (https://twitter.com/futurelearningu) projeta e promove projetos educacionais, de inovação e de empreendedorismo, como AmbMakers (https://twitter.com/hashtag/ambmakers), POPUPLAB “Digital Fabrication Everywhere” (https: // fablabbcn .org / popup_fab_lab.html), FABKIDS (http://kids.fablabbcn.org/), CROCOPOI (https://crocopoi.com/). FLU participa de projetos de pesquisa europeus, como DO IT (https://www.doit-europe.net/) ou DSISCALE (https://digitalsocial.eu/about-the-project) e PHALABS 4.0 (http: // www .phablabs.eu /). Desde 2014 é Fab Guru do programa acadêmico global Fabacademy (http://fabacademy.org/) e desde 2017 é professor do Mestrado em Design para Futuros Emergentes (MDEF) (https://iaac.net/educational -programmes / master- design-emergent-futures /) organizado pela IAAC.
Um produto que:
. possa ser feito facilmente por uma criança (menos de 12 anos) ou educador e em que a criação, mudança ou personalização incorpore a aprendizagem;
. está documentado no Wikifactory e licenciado abertamente, para permitir que outras pessoas o usem e alterem / adaptem;
. ser claro sobre quais áreas do conhecimento que está abordando e o que uma criança menor de 12 anos pode aprender com seu uso;
. contribui para a sustentabilidade e abordar um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
. Inclui documentação de qualidade e sobre produção, custos, equipamentos, segurança e sobre os apoios e / ou intervenção do educador em todas as etapas.
Uma lição:
. centrada no design, fabricação, customização, acabamento e / ou reconfiguração de um artefato físico;
. documentada no ScopesDF e licenciada abertamente, para permitir que outras pessoas usem e alterem / adaptem;
. clara sobre quais áreas do conhecimento está sendo abordada e o que uma criança menor de 12 anos pode aprender com o processo;
. contribuir para a sustentabilidade e abordar um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
. inclui documentação de qualidade e ser clara sobre o modo de produção, custos, equipamentos e segurança.